Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > historico teste
Início do conteúdo da página
historico teste

Histórico

Publicado: Sexta, 24 Janeiro 2025 01:36 | Última Atualização: Sexta, 14 Fevereiro 2025 02:27 | Acessos: 216

 

                                                                                                                

 

    A Universidade Federal do Pará (UFPA) é a maior universidade da Amazônia. Ela foi criada pela Lei nº 3.191, de 2 de julho de 1957, sancionada pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, após cinco anos de tramitação legislativa. A instituição congregou as sete faculdades federais, estaduais e privadas existentes em Belém: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Odontologia, Filosofia, Ciências e Letras, e Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais. Decorridos mais de 18 meses de sua criação, a Universidade do Pará foi solenemente instalada em sessão presidida pelo presidente Kubitschek, no Teatro da Paz, em 31 de janeiro de 1959. Sua instalação foi um ato meramente simbólico, pois o Decreto nº 42.427 já havia aprovado, em 12 de outubro de 1957, o primeiro Estatuto da Universidade, que definia a orientação da política educacional da instituição. O princípio fundamental da UFPA é a integração das funções de ensino, pesquisa e extensão, e abriga uma comunidade acadêmica de aproximadamente 61.938 pessoas, incluindo: professores efetivos do ensino superior, efetivos do ensino fundamental e médio, substitutos e visitantes; servidores técnico-administrativos; estudantes de cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu; dos cursos de graduação, da Escola de Aplicação e dos cursos livres. Sua estrutura organizacional é composta por 16 (dezesseis) institutos com faculdades; 12 (doze) campi no interior do estado, com sedes nas cidades de Abaetetuba, Bragança, Altamira, Castanhal, Breves, Cametá, Soure, Tucuruí, Marabá, Salinópolis, Ananindeua e Capanema.

 

 

                                    

 

     A Faculdade de Engenharia de Computação (FECOMP) foi criada segundo resolução do CONSEPE da UFPA nº 4.310-A, de 11 de setembro de 2012. Foi criado o NDAE (Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia), vinculado ao Campus de Tucuruí, em 2013, e, em 2016, o NDAE criou o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPCA), entre outros. O Campus Universitário de Tucuruí oferece seis cursos de graduação: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, e Licenciatura em Física. Além disso, o CAMTUC oferece três cursos de pós-graduação: PPCA (Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), PEGBA (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental) e PPGINDE (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético), uma Biblioteca do Campus, o NDAE, além de um Parque Tecnológico do Lago de Tucuruí, chamado Tecnolago.

 

Fim do conteúdo da página